Topo

Capabilities para a gestão de ecossistemas

Contato:

Fabio Farago: fabio.farago@hotmail.com
Felipe Borini: fborini@usp.br
Leonardo Gomes: lavgomes@usp.br

Objetivo da Pesquisa:

O objetivo desta frente de trabalho é identificar, mapear e descrever as capacidades (de ordem superior ou inferior) aplicadas a gestão de ecossistemas de negócios. Por um lado, isso significa desenvolver uma compreensão sobre o papel das capacidades aplicadas a gestão de ecossistemas. Por outro lado, implica em mapear quais atores estão associados ao desenvolvimento dessas capacidades. Em uma etapa posterior, essa frente objetiva explicar como desenvolver capacidades (a nível de empresa e ecossistema) para gestão, crescimento, alinhamento e sustentação de ecossistemas de negócios.

Necessidades gerencias a serem atendidas:

A visão baseada em capacidades é uma das abordagens mais contemporâneas no campo da estratégia organizacional para explicar como as empresas se adaptam, modificam e se transformam para obter vantagem competitiva em ambientes voláteis, incertos, complexos e ambíguos, caracterizados por mudanças rápidas. Argumentamos que as capacidades são o mecanismo pelo qual é possível compreender e coordenar a gestão estratégica do ecossistema. Esta frente de pesquisa tem originalidade na formulação de uma tentativa de desenvolver uma visão ampliada da visão baseada em capacidades, capaz de agregar a perspectiva dos ecossistemas de negócios.

Entregáveis esperados

Desenvolvimento de frameworks para gestão de ecossistemas e desenvolvimento de uma visão expandida da visão baseada em recursos capaz de agregar a perspectiva dos ecossistemas de negócios.

Abordagem

Essa complexidade desta frente requer o uso de vários métodos e abordagens, incluindo pesquisa bibliográfica, qualitativa e quantitativa.