Topo

Contato:

Aline Faria: alinefaria@usp.br
Leonardo Gomes: lavgomes@usp.br

Objetivo da Pesquisa:

Investigar como as empresas focais gerenciam o conhecimento disperso em ecossistemas caracterizados por um conjunto de atores independentes, heterogêneos, mas interdependentes, envolvidos na experimentação sob incerteza.

Necessidades gerencias a serem atendidas:

Os gestores de inovação e de conhecimento desempenham o papel de orquestradores do conhecimento disperso. Nosso estudo oferece orientação sobre como usar um determinado conjunto de abordagens (teorização, criação de sentido distribuído e governança do conhecimento disperso), incluindo um portfólio de estratégias de conhecimento disperso em ecossistemas.

Entregáveis esperados

Ferramentas práticas, como mapa do conhecimento disperso e o diagnóstico da gestão do conhecimento no ecossistema – ambos já em fase de testes.

Abordagem

Seguindo uma estrutura conceitual, baseada na literatura anterior, conduzimos um amplo estudo de caso de pesquisa qualitativa, em seis empresas e doze projetos, para identificar os padrões de ações associados ao conhecimento disperso em ecossistemas. Examinamos os processos e estratégias utilizadas pelas empresas para aumentar a consciência e acessibilidade do conhecimento disperso, bem como a forma como as organizações administram estrategicamente o conhecimento disperso.