Governança do CEPID Bridge
Para alcançar nossa missão e visão, o centro possui uma estratégia de governança materializada em um plano gerencial matricial para permitir a coordenação em três departamentos interdependentes: Pesquisa, Inovação e Difusão.
O organograma do Bridge CEPID consiste na Coordenação Integrativa, composta pelo Comitê Executivo (CE) e pelo Comitê Consultivo Internacional (CAI), e pelo Comitê de Programa e Portfólio, composto pelo Comitê de Impacto (CI) e pelo Conselho Consultivo Científico (CAC). Esses diferentes comitês estabelecerão planos gerenciais, diretrizes e mecanismos de governança que garantam transparência, responsabilidade e tomada de decisão.
A governança adota a estratégia de convergência entre a pesquisa e sua transferência para a apropriação pela sociedade através de dois mecanismos de aceleração: a inovação e a difusão. O mecanismo de inovação impulsiona a transferência aplicada de conhecimento e tecnologia para os mercados e podem fomentar o florescimento de ecossistemas dinâmicos de startups orientadas por ciência que incorporam em seus modelos de negócios os frutos das pesquisas originárias dos programas.
O segundo mecanismo de aceleração induz a apropriação dos resultados da pesquisa pela difusão e educação, criando canais de engajamento e aprendizagem contínua com a sociedade. A estratégia de educação é vital para uma nova compreensão dos potenciais de benefícios sociais e de exploração econômica da ciência. Assim como, suas implicações para o bem estar social e a sustentabilidade do meio ambiente, inspirando as futuras geração de pesquisadores.