Topo

Eventos

Simpósio Internacional Austrália-Brasil: Ecossistemas de Inovação Circular

 

 

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) sediará o evento internacional Australia-Brazil Circular Innovation Ecosystem Symposium (Simpósio Internacional Austrália-Brasil: Ecossistemas de Inovação Circular).

 

O simpósio reunirá pesquisadores, empreendedores, líderes governamentais, representantes comunitários e especialistas em inovação do Brasil e da Austrália para debater um dos grandes desafios contemporâneos: como criar soluções sustentáveis e locais para promover o desenvolvimento econômico inclusivo.

 

Ao longo de dois dias, serão discutidas estratégias, inovações e experiências que possibilitam a inovação circular no âmbito comunitário, com destaque para os seguintes temas:

  • Inovação circular e desenvolvimento econômico inclusivo;
  • Soluções descentralizadas e estratégias baseadas no território;
  • Sistemas e mercados para ativar produtos e materiais subutilizados;
  • Tecnologias apropriadas e caminhos de design;
  • Tecnologias sociais e estratégias para inovação circular orientadas às comunidades;
  • Oportunidades de reprocessamento em pequena escala para produtos com valor agregado.

 

Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, recomendamos que os(as) interessados(as) garantam sua participação o quanto antes, por meio do link de inscrição: https://bit.ly/4mpaiH3

 

O simpósio será um espaço para conectar pessoas e saberes, fomentar parcerias e inspirar novas iniciativas de impacto real. O propósito central é promover a colaboração entre comunidades, empresas, universidades, ONGs, inovadores e formuladores de políticas públicas.

 

Financiado pelo Council on Australia Latin America Relations (Coalar), o evento é fruto da cooperação entre a EESC-USP e a Griffith University (Queensland, Austrália), contando ainda com o apoio do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) Bridge – Building Radical Innovation & Disruption for Global Ecosystems.